PT

Instruções do torneio de Ultra Street Fighter IV da BGS 2014!

Oct 03, 2014 // Dennys Michelassi

Está se preparando para o torneio de Ultra Street Fighter IV que vai rolar de 9 a 12 de outubro na BGS 2014? As disputas prometem ser explosivas, e como toda boa competição, temos um manual de instruções construído para assegurar uma ótima experiência a todos os jogadores! Confira a seguir, e se você não tiver a oportunidade de acompanhar toda a ação ao vivo (ou, de preferência, jogar também :D), poderá assistir as finais as 18h de domingo via internet no canal CapcomUnityBR do Twitch.TV(twitch.tv/capcomunitybr)!

1 – Terminologia

Termos que aparecerão constantemente como indicadores das regras.

Chaves – A chave indica quem irá jogar com quem em qualquer ponto do campeonato. Usaremos Chaves de Eliminação Dupla. O jogador é destacado na chave quando vence a disputa, avançando para a próxima rodada.

Rodada – Etapas do torneio, tais como oitavas-de-final, quartas-de-final, semifinal e final.

Disputa – Grupo de partidas que se refere à regra particular de cada jogo. Se o jogo ou etapa tem como regra “melhor de 5”, todo o conjunto das 5 partidas constituem a Disputa.

Partida – A partida é cada unidade da Disputa, a primeira instância em que dois jogadores se enfrentarão. Cada partida ganha equivale a um ponto para o ganhador. Quando forem atingidos os pontos para fechar a disputa, é declarado o vencedor (ex: 2 pontos em 3 partidas para “melhor de 3”).

Juiz – Profissional do torneio responsável por resolver conflitos de regra, bugs e glitches do jogo ou discussões entre cada jogador.

Bye – Espaço em branco na chave. O jogador que “enfrenta” um bye passa sem lutar para a próxima rodada.

 

2 – Inscrições

Inscrições abertas a qualquer visitante da BGS 2014, sem idade mínima ou máxima para participar e de qualquer Estado do Brasil. Para jogar, basta realizar a inscrição no momento em que a mesma for anunciada algumas horas antes do torneio e comparecer na hora e local marcados.

Valor da Inscrição – GRATUITO

Limite de inscrições por classificatória – 32 jogadores, por ordem de chegada

Horário limite – Até o início de cada chave (especificado na seção 5 – Cronograma)

Fazer sua inscrição significa que você leu e concorda totalmente com as regras oficiais deste documento e também com o formato do torneio. Todas as inscrições estão sujeitas à verificação – se um registro possuir informações falsas, o jogador será desclassificado.

 

3 – Estrutura

A – Equipamento – serão disponibilizados 8 TVs e 8 Playstations 3, com 2 controles padrões cada. Incentivamos os jogadores a usarem seus próprios controles, bem como seus respectivos adaptadores para a plataforma PS3, desde que os mesmos possam ser ligados via USB. Em caso de dispositivos sem fio, o jogador deverá desligar seu controle ao terminar a partida.

ATENÇÃO – Não serão aceitos controles com modificações que privilegiem o jogador, tais como função turbo e botões programáveis. Caso constatado, o jogador será desqualificado imediatamente.

B – Quebra de Controles

– Se um jogador perceber que um controle está seriamente danificado, em um grau que não lhe permita jogar, este deverá informar o juiz de imediato. Neste caso, o jogo será reiniciado, nas mesmas condições (lado e personagens).  Caso contrário, o jogo seguirá normalmente.

– Controles pertencentes aos jogadores serão de responsabilidade dos mesmos. Em caso de quebra no meio da partida, o juiz pode oferecer um controle padrão para prosseguimento da disputa ou pausá-la por um breve momento para que o jogador conserte seu controle, desde que não atrapalhe o andamento do torneio.

– Seriamente danificado refere-se a situações como ser impossível mover o personagem para a esquerda ou o desligamento por completo de um botão. Se um jogador informar que o controle está ruim porque não consegue fazer comandos especiais, por exemplo, ele perderá a partida e poderá ser desqualificado, a critério do juiz.

 

4 – Formato do Torneio

O torneio será disputado por um máximo de 256 participantes, separados em 8 chaves de 32 jogadores. Seguindo em formato de Dupla Eliminação (Double Elimination), se classificando 2 por chave (campeão da Winners e campeão da Losers), para formarem uma chave final com os 8 Winners e 8 Losers, dando prosseguimento ao torneio em uma nova chave única de Dupla Eliminação.

Chave de Dupla Eliminação – Funciona como uma repescagem. Para ser eliminado do campeonato, o jogador deverá perder em 2 chaves (1 na Winners e 1 na Losers). Na primeira derrota, o jogador é transferido para uma chave Losers, onde terá uma segunda chance de chegar às finais.

Formato das disputas – “Melhor de 3” (ganhou 2 passa) em todas as qualificatórias, finais Winner e Loser. Grande final em “melhor de 5” (ganhou 3 passa).

 

5 – Cronograma

Período de inscrições

Dias 09, 10 e 11 de outubro – Da abertura do evento até as 15h e das 17h às 18h

Dia 12 de outubro – Da abertura do evento até as 14h

Qualificatórias

Dias 09, 10 e 11 de outubro – Das 15h às 17h e das 18h às 20h

Dia 12 de outubro – Das 14h às 18h

Grande Final

Dia 12 de outubro – Das 18h até o final do evento (previsto para as 21h).

Local – Arena Street Fighter no stand da Warner Bros. A grande final será no palco principal do stand.

 

6 – Regras Gerais

– Interromper a luta (pause) implica na perda da partida caso o oponente assim deseje.

– É permitida a configuração dos controles, desde que seja breve e não atrase o campeonato.

– Os participantes deverão decorar suas configurações para que agilizem o processo de configuração.

– Cabe a cada jogador verificar suas configurações antes do inicio da partida (“Button Check”), e assim voltar à seleção de personagens para início da disputa.

– Reclamações durante a partida sobre configurações trocadas não serão aceitas, e a partida devera seguir até o fim da luta atual.

– É proibido o uso e exploração de “bugs” ou “glitches” que impeçam o andamento das partidas.

A – Escolha de Personagens – Caso um juiz note que os jogadores estão atrasando a escolha propositalmente (no objetivo de escolher um personagem que propicie vantagem), será aplicado o método de Double Blind Selection:

– Jogador 1 (lado esquerdo) diz ao organizador qual personagem irá escolher.

– Jogador 2 (lado direito) escolhe seu personagem.

– O organizador garante que o Jogador 1 escolha o personagem que foi informado previamente.

B – Durante os Confrontos

– Nas disputas, o jogador que vencer uma partida deve manter o mesmo personagem na próxima (“Win Lock”).

– O jogador que perder poderá trocar seu personagem e o lado na máquina caso queira.

– A Disputa é terminada quando qualquer um dos jogadores vence o número de partidas necessário.

– É de responsabilidade do jogador avisar o juiz sobre o resultado de sua disputa.

– Os jogadores podem trocar livremente o Ultra Combo de seu personagem a cada partida.

C – Violação de Regras – A responsabilidade de informar violação das regras será dos jogadores e deverá ser feita imediatamente pelo competidor que se sentir prejudicado, cabendo ao juiz aplicar a devida punição ao infrator. Violações informadas tardiamente (Exemplo – após o jogador prejudicado perder a disputa) podem ser desconsideradas pelo juiz. Dentre as punições que podem ser aplicadas, estão – perda do Round, partida ou disputa, desqualificação e, em casos mais graves, retirada do local do torneio.

D – Regras Específicas

Jogo – Ultra Street Figher IV

Plataforma – Playstation 3

Modo – Versus

Configurações – Default (3 Rounds, 99 segundos por Round)

Stage – Random

E – Chamadas

O jogador deve estar presente durante o horário de torneio e será convocado até 3 vezes para sua disputa. Em caso de atraso no comparecimento das chamadas, o jogador latente sem justificativa será punido de forma:

Após 2 minutos – Advertência verbal.

Após 5 minutos – Perda da primeira partida do disputa.

Após 10 minutos – Perda da disputa.

 

7 – Conduta

A – Os jogadores deverão se comportar de uma maneira razoável, mantendo uma conduta amigável e respeitosa para com os competidores e espectadores, membros da imprensa e oficiais do evento. 

B – Falar é permitido, mas deverá ser mantida em um nível razoável e longe dos jogadores durante suas disputas. Jogadores com equipes podem se comunicar mas com limites razoáveis, sem atrapalhar o andamento da partida.

C – Espectadores e participantes em geral, fora da área do torneio, (como espectadores do telão), têm a permissão de torcer e vaiar. Porém, dicas específicas não podem ser faladas em alto tom.

D – Os jogadores deverão conter o uso de linguagem vulgar quando estiverem dentro da área do torneio. Faltar com respeito ao adversário é proibido e passível de advertência.

E – É esperada uma conduta profissional de todos os jogadores. Desistir de uma partida ou interrompê-la sem motivo qualquer, mostrando claramente que está entregando a mesma, pode causar a desclassificação.

F – Após o término da partida, os jogadores deverão remover seus hardwares e sair da área de jogo.

G – Agressões físicas, preconceito ou ameaças não serão tolerados de forma alguma, assim como danos propositais aos equipamentos do evento e de outros jogadores.

8 – Responsabilidades e Acordos

A – A organização do torneio se dá ao direito de modificar as regras do torneio se fraudes ou falhas técnicas acima de seu controle prejudicarem a integridade do mesmo.

B – Os organizadores e seus patrocinadores não são responsáveis por qualquer propriedade perdida, furtada ou danificada e também qualquer ferimento, acidental ou intencional, sobre algum participante durante o evento.

C – Os jogadores concordam em dar entrevista à imprensa e à filmagem oficial do evento, doando sua imagem e voz para fins de divulgação. Concordam também em participar das solenidades do evento.

D – A comissão organizadora do evento se reserva ao direito de tomar decisões imediatas que anulem ou adicionem regras ao torneio quanto a quaisquer pontos não abordados aqui ou imprevistos que porventura ocorram no dia do evento, sem qualquer prévio aviso ou consentimento dos participantes.